Eliminando o lixo eletrônico com o Exchange Hosted Filtering

Por Daniel Bohm

O uso abusivo de emails pode prejudicar os negócios e anular os benefícios do email como uma ferramenta de comunicação. Neste artigo, eu apresento o Microsoft Exchange Hosted Filtering, um serviço hospedado para emails de entrada e saída que fornece uma linha de defesa contra malwares enviados por email. Um dos quatro Serviços Hospedados do Exchange, o Exchange Hosted Filtering fornece às organizações proteção anti-spam e antivírus, imposição de diretivas e uma funcionalidade básica de recuperação de desastre, tudo em uma única solução. O Exchange Hosted Filtering fornece uma experiência não assistida de segurança de emails para os clientes por meio da atualização contínua das tecnologias de definição de vírus e detecção de spam que oferecem proteção máxima.

Para obter mais informações sobre os quatro Serviços Hospedados do Exchange, consulte Serviços Hospedados do Microsoft Exchange.Proteção em camadas

O Exchange Hosted Filtering possui cinco camadas de funcionalidades de prevenção e proteção para impedir que as ameaças enviadas por email, cada vez mais complexas, se infiltrem na empresa e violem as diretivas corporativas de uso de email. Os cinco componentes são:

  • Prevenção de ameaças   A primeira camada de proteção usa muitas técnicas, incluindo análise da reputação do remetente, para eliminar o lixo eletrônico. Os Serviços de diretório, um componente da Prevenção de ameaças, permitem que as empresas especifiquem todos os usuários válidos em um domínio para bloquear emails de entrada endereçados a destinatários inválidos. Eles também protegem contra ataques de coleta de diretório.
  • Proteção antivírus   Esse filtro reúne diversos mecanismos antivírus com recursos de detecção heurística para fornecer proteção contra ataques de hora zero, minimizando a janela de vulnerabilidade após o início de uma epidemia de vírus.
  • Proteção anti-spam   Ao dividir as tecnologias anti-spam em camadas, o filtro anti-spam detecta todos os tipos de spam antes de eles atingirem a rede corporativa. As tecnologias incluem pontuação baseada em regras, impressão digital e pesquisas de SPF (Sender Policy Framework).
  • Imposição de diretivas   Os administradores podem usar o gravador de regras de diretivas altamente flexível para controlar a conformidade do fluxo de emails. O filtro de diretivas oferece diversas ações de regras, como rejeitar, permitir e redirecionar. Ele também oferece suporte à correspondência de padrões no assunto e no corpo do email.
  • Recuperação de desastre   A entrega dos emails legítimos deve ser garantida. Os emails filtrados são protegidos pelo enfileiramento instantâneo e automático das mensagens para entrega posterior, caso o servidor de email de destino não esteja disponível.

A implantação do Exchange Hosted Filtering é direta. O registro MX original do cliente, como mail.contoso.com, é substituído por um ponteiro para a rede do Exchange Hosted Filtering, mail.global.frontbridge.com. Nas próximas 24 horas, essa alteração será propagada por toda a Internet, e o fluxo de emails passará a ser feito da rede do Exchange Hosted Filtering para os servidores de email da empresa.

Por meio do console de administração dos Serviços Hospedados do Exchange baseado na Web, os administradores podem configurar filtros para cada domínio e exibir relatórios detalhados sobre o desempenho dos filtros.A experiência dos usuários finais

Os usuários finais podem revisar mensagens em quarentena por meio de uma interface baseada na Web que permite excluir spams, enviar um email em quarentena para suas caixas de entrada ou reportar falsos positivos. Por padrão, os Serviços Hospedados do Exchange armazenam mensagens em quarentena por 15 dias e, em seguida, as excluem automaticamente. Como alternativa, os administradores podem configurar o Exchange Hosted Filtering para enviar um resumo por email aos usuários sobre os spams em quarentena nos últimos n dias, onde o administrador é quem define o valor de n. A partir desse resumo por email, os usuários podem rapidamente revisar mensagens e executar a maioria das ações que eles realizariam se estivessem conectados à interface baseada na Web.

A rede dos Serviços Hospedados do Exchange: distribuída globalmente para garantir a alta disponibilidade

O Exchange Hosted Filtering funciona na rede globalmente distribuída dos Serviços Hospedados do Exchange. Essa rede emprega uma arquitetura redundante e tolerante a falhas, com balanceamento de carga site a site e também interno em cada data center. Se um data center estiver indisponível, o tráfego será automaticamente roteado para outro data center, sem interrupções no serviço. A rede dos Serviços Hospedados do Exchange se provou eficaz ao ajudar a proteger os servidores de email dos clientes contra epidemias de spam e vírus, ataques de negação de serviço, inundações de notificação de falha na entrega (NDR), ataques de coleta de diretório, ataques de dicionário e outras formas de abuso por email. O mapa a seguir mostra os locais físicos dos data centers que compõem a rede global dos Serviços Hospedados do Exchange.

Todas as mensagens processadas pelo Exchange Hosted Filtering são criptografadas por meio do TLS. O serviço Exchange Hosted Filtering tenta enviar todas as mensagens usando o TLS, mas passa automaticamente a usar o SMTP caso o servidor de email de destino não esteja configurado para usar o TLS. Essa abordagem garante total privacidade de todos os emails enquanto estiverem no ambiente de filtragem hospedado e de todas as mensagens enviadas para outras organizações com servidores de email habilitados para TLS.

Suporte técnico

A equipe de suporte técnico do Exchange Hosted Filtering é treinada e tem os recursos adequados para fornecer soluções de maneira rápida e clara, tanto por telefone como por email. A equipe de suporte pode ser acessada facilmente e permanece em contato direto com cada cliente até a resolução de todas as questões. O Exchange Hosted Filtering também oferece ferramentas de suporte online, incluindo FAQs e guias passo a passo. Números de incidente de suporte são emitidos caso sejam necessárias chamadas de acompanhamento.

Para oferecer treinamento para o Exchange Hosted Filtering, Especialistas do produto ministram aulas detalhadas várias vezes por semana, sem custos adicionais. Os membros da equipe de TI são convidados a agendar e participar dessas aulas na freqüência que necessária. Recomenda-se a participação em cursos de atualização a cada ano, para se manter atualizado sobre os novos recursos adicionados ao serviço.

Contratos de nível de serviço

Como o email é um recurso essencial, o Exchange Hosted Filtering inclui contratos de nível de serviço (SLAs) abrangentes, que atuam como um apoio ao desempenho da rede e à eficiência da filtragem de spam e vírus. Os SLAs incluem o seguinte:

  • Infra-estrutura da rede de filtragem
  • Tempo de atividade da rede: 99,999%
  • Entrega de emails: compromisso de entrega médio inferior a dois minutos
  • Precisão da filtragem
  • Bloqueio de vírus: 100% de proteção contra todos os vírus em emails conhecidos
  • Captura de spam: captura de pelo menos 95% de todos os spams de entrada
  • Proporção de falsos positivos: compromisso de menos de um falso positivo em cada 250.000 emails

Fonte: Technetbrasil

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