Ferramenta Show

Você está tentando  resolver um problema com o PC de um usuário e precisa de informações sobre o computador, como nome, endereço IP, gateway, memória, espaço livre em disco etc. Coletar todos esses dados normalmente exige que você recorra a várias fontes ou faça uma série de perguntas ao usuário. Não seria ótimo se tudo que fosse preciso saber sobre um PC estivesse em um único lugar? E isso é possível, graças a uma ferramenta gratuita da Sysinternals chamada BGInfo.

Criado por Bryce Cogswell, o BGInfo (abreviação de Background Information) consulta uma estação de trabalho ou servidor do Windows® para obter dados, que vão desde estatísticas relacionadas à rede (endereço IP, roteador, nome de domínio, endereço MAC) até informações de hardware e software (nome do computador, memória, versão do sistema operacional e nível de Service Pack). Depois, o programa exibe todos os dados na área de trabalho, como parte do papel de parede, tornando as informações claramente visíveis sem ser importuno (consulte a Figura 1).

Figura 1 O BGInfo exibe as informações do sistema na área de trabalho
Figura 1 O BGInfo exibe as informações do sistema na área de trabalho (Clique na imagem para diminuir a exibição)
Figura 1 O BGInfo exibe as informações do sistema na área de trabalho
Figura 1 O BGInfo exibe as informações do sistema na área de trabalho (Clique na imagem para aumentar a exibição)

Para executar o BGInfo, basta clicar duas vezes no arquivo bginfo.exe; não é necessária a instalação. A tela de configuração é exibida para que você revise e selecione os campos de dados a serem exibidos. Por padrão, o BGInfo revela 24 tipos de informações. Você pode remover qualquer campo que não quiser exibir e adicioná-lo novamente mais tarde, caso mude de idéia. Você também pode inserir outros campos com facilidade. O BGInfo exibirá qualquer variável de ambiente, a maioria dos valores de registro e a saída das consultas do VBScript e do WMI (Windows Management Instrumentation). A interface WMI fornece uma maneira simples de criar consultas, selecionando valores de um menu suspenso. O BGInfo também pode explorar alguns arquivos para exibir suas informações de versão, carimbo de data/hora e conteúdo.

A exibição é totalmente personalizável. Você pode alterar diversos atributos do texto, como alinhamento, fonte, tamanho do ponto e cor. Além disso, você pode mudar a posição dos dados em diferentes partes da área de trabalho e especificar a largura máxima da área de exibição em polegadas. Finalmente, o BGInfo permite adicionar elementos gráficos junto aos dados de texto, para que você possa inserir uma imagem, como o logotipo da sua empresa. Entretanto, se você preferir não exibir todas essas informações na área de trabalho, basta configurar o BGInfo como um ícone na bandeja do sistema. Clique nele e aparecerá a exibição completa.

Depois de selecionar as opções de formatação, você pode clicar no botão Preview (Visualizar) para verificar a exibição antes de aceitá-la e aplicá-la se achar interessante. Você pode executar o BGInfo manualmente em qualquer PC sempre que necessário ou mantê-lo atualizado automaticamente. Para atualizar os dados regularmente, adicione o arquivo BGInfo.exe à pasta de inicialização ou configurá-lo como uma Tarefa Agendada. Depois de personalizar o BGInfo em um computador, provavelmente, você usará as mesmas configurações em outros PCs. Basta salvar as configurações como um arquivo BGI e carregá-las nos outros computadores que executam o programa.

Embora o BGInfo seja executado em um computador por vez, é possível dispará-lo em vários clientes de rede. Você pode inserir o arquivo bginfo.exe em um script de login; o programa fornece várias opções de linha de comando para controlar seu comportamento. Os dados coletados pelo BGInfo também podem ser exportados para um arquivo externo, que pode ser um arquivo de texto, uma planilha do Excel®, um banco de dados do Access™ ou SQL, para que você tenha um recurso acessível de todas as estatísticas dos PCs da rede.

As informações de Ajuda incluídas no BGInfo são detalhadas e fáceis de entender. Ele oferece até mesmo dicas sobre como escrever consultas simples do VBScript e WMI cuja saída pode ser capturada pelo BGInfo. O programa pode ser executado em todas as versões do Windows, desde o Windows 95 até o Windows Vista®. Obtenha mais informações sobre o BGInfo e baixe a ferramenta em microsoft.com/technet/sysinternals/Miscellaneous/BgInfo.mspx.

Fonte: TechnetBrasil

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s