Segurança e gerenciamento ganham novos aliados

Microsoft Forefront e Microsoft System Center ajudam a proteger, gerenciar e otimizar infra-estrutura de TI

Os desafios enfrentados por gerentes de TI de empresas de todos os portes não são poucos. Cada vez mais cabem a eles as difíceis tarefas de aumentar a produtividade dos usuários locais e remotos, gerenciar a complexidade do ambiente, assegurar o acesso rápido às informações e ainda tirar maior proveito da infra-estrutura que a empresa já possui. Tudo isso, é claro, sem desconsiderar o item que, invariavelmente, fica no topo da lista das maiores preocupações das empresas: segurança da informação.

Não é por acaso também que, segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisas Gartner, o mercado mundial de software dedicado a esse assunto deve atingir 9,1 bilhões de dólares em vendas apenas neste ano. Isso ocorre principalmente porque as ameaças estão acontecendo com maior freqüência e, o que é pior, têm causado danos cada vez maiores. “Temos ambientes cada vez mais complexos e interligados, necessidades de negócios cada vez mais dinâmicas e expectativas cada vez maiores em relação à área de TI”, afirma Eduardo Campos de Oliveira, gerente-geral da divisão servidores da Microsoft Brasil.

Foi justamente pensando em resolver essa equação que a Microsoft anunciou o lançamento integrado de duas linhas de produtos que prometem tornar mais fácil a vida de quem administra o ambiente de TI. As novidades são o Microsoft Forefront e o Microsoft System Center. A primeira é uma solução de antivírus para uso corporativo que fornece maior proteção e controle integrando-se à infra-estrutura existente. A segunda é uma família de soluções de gerenciamento de TI que ajuda a planejar, implantar, gerenciar e otimizar, de forma proativa, o ambiente de tecnologia.

A avaliação das versões beta do Forefront Security para Exchange Server e do Microsoft Exchange Hosted Services já garantiu à Microsoft um lugar entre as empresas líderes na categoria de segurança de e-mail no relatório do Gartner baseado em serviços e produtos. Para saber mais sobre o Forefront, acesse www.microsoft.com/brasil/forefront. Para conhecer o System Center, visite www.microsoft.com/brasil/systemcenter.

As linhas Forefront e System Center, juntas, englobam gerenciamento, proteção e acesso, além de, ao mesmo tempo, simplificarem a administração de tecnologia. Isso porque as soluções aumentam a produtividade dos gerentes de TI ao automatizar rotinas e tarefas redundantes, fornecem ferramentas e tecnologia necessárias para desenvolver, configurar e gerenciar o ambiente com facilidade, dão boa visibilidade do estado dos sistemas e ainda ajudam a infra-estrutura de TI a atender às necessidades de negócios e reduzir custos.

Os produtos compartilham uma base Windows comum, são otimizados para a tecnologia Active Directory e para outras tecnologias Microsoft e permitem a pronta configuração e o cumprimento de políticas empresariais. Por serem facilmente integradas aos demais produtos Microsoft, as soluções ainda ajudam as empresas a obter um melhor uso dos investimentos que já fizeram na plataforma Windows.

A grande promessa dessa adoção é de tornar a infra-estrutura de TI mais produtiva, simplificada e integrada. Em outras palavras, essas novidades se propõem a ajudar as empresas a otimizar sua infra-estrutura de TI. “É o nível de otimização da infra-estrutura que define se a área de TI vai ser um centro de custos ou um departamento que participa das estratégias e possibilita o crescimento dos negócios com uso da tecnologia”, afirma Oliveira.

Fonte: TechnetBrasil

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s